Abertura de comércio nos domingos volta ao debate
   
 
Lei em vigor permite que comércio abra apenas em domingos que antecedem datas comemorativas (Crédito: Cristiano Duarte)

A polêmica sobre a abertura do comércio aos domingos volta à câmara de vereadores nesta terça-feira, 8, às 19h. O Sindicomerciários Lajeado realiza assembleia na sede do Legislativo para debater temas como negociações, dissídio coletivo e reivindicações dos trabalhadores – no exercício de 2019.
“Se nossa categoria autorizar o trabalho aos domingos, negociaremos com o Sindilojas as regras de como funcionará o comércio no fim de semana”, antecipa o presidente do Sindicomerciários, Marco Rockenbach.
Se os trabalhadores derem aval, a negociação entre Sindicomerciários e Sindilojas deve ocorrer em março. A lei municipal vigente, de 2003, permite que as lojas funcionem em seis domingos que antecedem as seguintes datas comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
“O pedido do Sindilojas é legítimo. Vamos debater entre os trabalhadores e analisar possíveis regras, caso haja regulamentação desse projeto”, explica Rockenbach.

Modelo
De acordo com o presidente do Sindilojas, Kiko Weimer, a negociação com os comerciários do Shopping Lajeado, no fim de setembro de 2018, mostrou resultados positivos.
“A maioria das pessoas optou por trabalhar. Cada funcionário recebeu R$ 114 para trabalhar nos feriados”, conta.
Outro modelo de diálogo que deu certo foi a negociação dos trabalhadores no domingo do dia 23 de dezembro.
“Quem trabalhou nessa data recebeu uma folga e mais R$ 76,50”, relata.
Em relação ao posicionamento do Sindilojas, o presidente é sucinto. “No momento que for negociado e permitido, abrirá o comércio quem quiser.”

Rejeitado
Em fevereiro de 2018, o governo encaminhou projeto à câmara de vereadores para solicitar que o comércio abrisse todos os domingos. Mais de 2,8 mil comerciários se posicionaram contra por meio de abaixo-assinado.
O coordenador de Projetos Especiais do governo, Isidoro Fornari, afirma que o município é favorável à abertura do comércio aos domingos.
“Lajeado é uma cidade muito comercial. É importante, em questões de rentabilidade, que o comércio funcione nos domingos também.”

Fonte: Jornal A Hora

   

 
 
     Produtos e serviços  
     Cadastre-se aqui  
     Fale Conosco  
     Conheça a Entidade  
     Cálculos e Indicadores Financeiros  
     Consumidor Consulta  
     Informativos  
     Convenções Coletivas  
     Cartilha Informalidade  
     Notícias  
     Atualização do Cadastro  
     Página Inicial  
 
 
  guias de recolhimento  
Guia Contribuição Sindical
Guia Contribuição Assistencial
 
 
  Rua Borges de Medeiros, 475 - Sala 201 - Centro
CEP: 95900-120 - Lajeado / RS
Fale conosco: (51) 3710-2080
WhatsApp: (51) 9 9908-9808
E-mail: sindilojas@sindilojas-valedotaquari.com.br