Entidades pedem à Federasul negociação com o Governo para abertura do comércio aos sábados
   
 
Flexibilização: Entidades pedem a Federasul negociação para abertura do comércio (Lucas Santos)

Entidades empresariais de Lajeado encaminharam, nesta semana, ofício ao presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Anderson Trautman Cardoso. O documento pede a Trautman, negociação junto ao governo estadual para viabilizar a retirada das restrições de abertura de comércio e serviços nos dias 02 e 03 de abril (sexta-feira santa e o sábado que antecede a Páscoa) e também 08 de maio (véspera do Dia das Mães).
De acordo com as entidades, as restrições impostas aos setores produtivos, em especial ao comércio e serviços, vêm prejudicando a situação financeira das empresas, obrigando muitas a demitirem funcionários e, até mesmo, fecharem as portas.
Segundo o documento, com a autorização para abertura dos estabelecimentos neste período de proximidade da Páscoa, “há esperança de recuperação mínima das perdas que foram acumuladas no mês de março e durante todo o ano de 2020.”

Prejuízos
As lideranças argumentam no ofício que o faturamento do comércio considerado “não essencial” foi quase inexistente durante este mês de março. E já vinha amargando perdas próximas a 30% no faturamento deste o ano passado.
Citam que, segundo pesquisa realizada pela CDL Passo Fundo, 17% das empresas irá reduzir sua força de trabalho em 30% ou mais, e 22% irão reduzir entre 10 e 30% o número de empregados. E adiantam que a realidade é exatamente a mesma no Vale do Taquari.

Menor circulação
As entidades pontuam que, mantendo o comércio aberto nos dias 02 e 03 de abril, haverá menor circulação de pessoas viajando, evitando as aglomerações que foram registradas nos últimos feriados prolongados de Natal, Ano Novo e Carnaval.

Dia das Mães
O ofício também solicita que a mesma negociação seja feita para manter o comércio e serviços abertos no período que antecede o Dia das Mães, visto ser a segunda data comemorativa mais importante para o varejo e serviços.
O ofício finaliza enfatizando que todos os setores produtivos, e particularmente os de comércio e serviços, cumprem rigorosamente as regras dos protocolos sanitários estabelecidos.
Assinam o documento o vice-presidente regional da Federasul Vale do Taquari, Renato Lauri Scheffler, e os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Cristian Rota Bergesch; Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, Aquiles Mallmann; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, e Sindilojas Vale do Taquari, Francisco Carlos Weimer dos Santos.

Fonte: AI Acil

   

 
 
     Produtos e serviços  
     Cadastre-se aqui  
     Fale Conosco  
     Conheça a Entidade  
     Cálculos e Indicadores Financeiros  
     Consumidor Consulta  
     Informativos  
     Convenções Coletivas  
     Cartilha Informalidade  
     Notícias  
     Atualização do Cadastro  
     Página Inicial  
 
 
  guias de recolhimento  
Guia Contribuição Sindical
Guia Contribuição Assistencial
 
 
  Rua Borges de Medeiros, 475 - Sala 201 - Centro
CEP: 95900-120 - Lajeado / RS
Fale conosco: (51) 3710-2080
WhatsApp: (51) 9 9908-9808
E-mail: sindilojas@sindilojas-valedotaquari.com.br