Em RA de entidades, especialistas falam sobre a essência das marcas na conquista de consumidores
   
 
Público ouviu com atenção os resultados do trabalho (Lucas Santos)
Apresentação mostrou o resultado da pesquisa Marcas & Relevância 2021 (Lucas Santos)

Em RA de entidades, especialistas falam sobre a essência das marcas na conquista de consumidores

O consumidor do Vale do Taquari está disposto a fazer parte das marcas que estão crescendo na nossa região. Porém, além do produto ou serviço, as empresas devem comprovar o que tem de mais valioso. “Só ser daqui já não basta, as marcas precisam deixar claro aos consumidores o porquê escolher o seu produto; isso está ligado à essência e aos valores da organização.”
A conclusão é parte do resultado da pesquisa “Marcas e Relevância 2021”, apresentado em reunião-almoço (RA) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado e Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) do Vale do Taquari nesta quinta-feira (30). Pâmela Faleiro e Pedro Carlessi, sócios fundadores da Morama Branding, responsável pelo estudo, apresentaram para o público o comportamento dos consumidores da região.
De acordo com os palestrantes, a pesquisa, além de revelar detalhes sobre a necessidade e preferências do consumidor, serve também como base para gestores que planejam ações para potencializar os negócios. “Os consumidores do Vale do Taquari estão dispostos a comprar de marcas locais, sendo o papel dos gestores intensificar e fortalecer a relevância dos negócios.”
Relatório
Segundo os especialistas, a pesquisa revelou que os consumidores estão tanto no comércio físico como no digital e que as empresas devem estar disponíveis em todas as plataformas. “O consumidor quer estar onde ele sente-se mais confortável. A partir do momento que deixamos de estar em algum lugar, abrimos espaço para outra marca entrar e ganhar nosso cliente”, destacam.
De acordo com os palestrantes, as pessoas acostumaram-se a encontrar informações sobre marcas em todos os lugares. “É importante estar presente no momento em que o consumidor busca pelo que deseja, e não somente na hora da compra. Por isso, é fundamental os negócios estarem disponíveis em todos os canais, evitando que empresas de fora atraiam a atenção dos clientes.”
A pesquisa revelou que o atendimento é caracterizado como fator fundamental para definir o posicionamento do consumidor. Pâmela e Carlessi explicam que as pessoas querem todas as informações sobre o que estão comprando. “Embora seja um discurso antigo, ele ainda se mostra relevante, pois o atendimento precisa de mais atenção. Em todos os momentos de contato com o cliente, é possível que as empresas mostrem o quanto aquela relação é importante para elas.”
Uma das formas de comunicação que segue em destaque nas definições dos consumidores é o “marketing boca a boca”. Segundo os especialistas, as empresas precisam dar espaço e voz ao cliente real, replicando comentários que fazem efeito de recomendação para quem está pesquisando “Atualmente, as pessoas olham muito os comentários nas redes sociais atrás de informações e depoimentos sobre os produtos. Por isso, é importante que os comentários reais estejam disponíveis para consulta.”
De forma clara, o relatório também mostra que os consumidores precisam ver as ações acontecendo para acreditarem no discurso das marcas. De acordo com os palestrantes, a responsabilidade e o posicionamento das empresas podem atrair ou afastar os clientes. “Nesses aspectos, estamos nos referindo ao papel social e econômico das marcas, sua forma de colocar-se perante temas que afetam diretamente a vida das pessoas. Aqueles que fizerem uso da transparência e da constância ganharão pontos com o consumidor.”
Pesquisa
A pesquisa foi realizada com 30 consumidores do Vale do Taquari entre os meses de abril e maio de 2021. O perfil dos entrevistados é formado por consumidores entre 25 e 65 anos, de classe social alta, média e média-baixa, responsáveis pelas compras da casa. O relatório completo está disponível para consulta no site da Morama Branding – www.morama.com.br.
Relevância
O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, destacou a importância da pesquisa para os empresários do Vale do Taquari. “Este é um trabalho extremamente interessante justamente pelo olhar local, personalizado, de como sente, pensa e compra o cidadão da nossa região”, pontuou.
Bergesch comentou sua satisfação de conduzir a RA de forma conjunta com a CDL Lajeado e o Sindilojas Vale do Taquari, “quando estamos a menos de 30 dias da data de comemoração do Centenário da Acil! Nesses 100 anos, através do associativismo, da sinergia e dos esforços conjuntos de muitas entidades, conseguimos encaminhar a concretização de importante bandeiras para o nosso município e região”, reforçou. Os presidentes da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann, e do Sindilojas VT, Francisco Weimer dos Santos, também participaram.
Realização
O evento contou com o apoio de Bebidas Fruki, BiMachine, Black Contabilidade, BRDE, CBM Materiais Elétricos, Construtora Jachetti, Excellence Garçons, Invictos Ar Condicionados e Refrigeração, Olicenter, Poolseg Corretora de Seguros, Sicredi Integração RS/MG e Tecnosom.

Fonte: Ascom Acil

   

Presidente do Sindilojas VT, Francisco Weimer acompanhou o evento (Lucas Silva)
Pâmela e Carlessi: especialistas em busca do perfil do consumidor regional (Lucas Santos)
 
 
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